Núcleo Anthropos

O Núcleo Anthropos é ligado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Foi criado para estudar possibilidades de interação entre mente, corpo e espiritualidade através de uma troca disciplinar que busca a transdisciplinaridade.
HISTÓRICO NÚCLEO ANTHROPOS
O Núcleo Anthropos foi criado como um grupo de investigação teórico e prático para estudar a interação entre mente, corpo e espiritualidade. Suas raízes já estavam presentes na publicação do livro “O Tao e a Psicologia” em 2000 e na dissertação de mestrado no departamento de psiquiatria da UNIFESP “O Desenvolvimento da Personalidade na Perspectiva da Psicologia Analítica e Taoísta”.
No início de 2004 reunimos quatro colegas para formar um grupo, que tinham as seguintes especializações: Psicanálise, Psiquiatria (José Atílio Bombana); Fisiatria (Luiz Fernando Bertolucci), Psiquiatria, Psicologia Analítica e Neuroimunologia (Luis Paulo Cotrim Amorim); Paulo Bloise (Psiquiatra, Psicologia Analítica, Medicina mente-corpo). Na época, elaboramos uma lista de temas que julgávamos necessários para iniciar os estudos. A proposta inicial visava encontrar uma linguagem comum entre os participantes, reconhecer as questões que pareciam mais relevantes e escolher alguns referenciais teóricos que seriam seguidos.
De Grupo de Estudos a Curso de Extensão: 2005 - 2006
Em 2005 o Núcleo passou a funcionar segundo módulos temáticos e estruturou-se como um curso de extensão na Unifesp. Contávamos com seminários semanais de duas horas de duração, que abordaram temas relativos à interação mente e corpo, ministradas por professores reconhecidos em suas áreas.
Formação de uma equipe de Medicina Integrativa: 2007 - 2009
A partir de 2007, um dos principais objetivos do Núcleo passou a ser o desenvolvimento de uma equipe de Medicina Integrativa. Além dos seminários já presentes no curso, acrescentamos a experiência prática à nossa formação. Várias técnicas de Educação Somática (manipulativas/corporais) e da chamada Medicina Mente-Corpo passaram a ser praticadas em workshops, tais como Mindfulness, Rolfing, práticas de redução de estresse, Massoterapia, Eutonia e Feldenkrais dentre outras.
Reuniões Clínicas de Medicina Integrativa e desenvolvimento de um método de redução de estresse: 2009 – 2010
No princípio de 2009 estruturamos uma Reunião Clínica mensal para discutirmos casos com a perspectiva da Medicina Integrativa. Sendo assim, assumimos o desafio de praticar um raciocínio clínico que conseguisse agregar a Medicina convencional e as modalidades da Medicina Complementar. Entre os objetivos da Reunião Clínica, destacamos a troca entre profissionais da saúde provenientes de diferentes áreas e a estruturação de uma anamnese integrativa. Consideramos serem esses os passos necessários para o atendimento clínico em Medicina Integrativa.
Programa Mindfulness e movimentos de integração MMI: 2009 – 2017
O MMI é um dos grupos pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness no Brasil, cujas atividades se iniciaram em 2006, na Unifesp (no Anthropos, núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade, departamento de Psiquiatria). Na época, iniciamos a construção de um programa de oito semanas com movimentos meditativos e Mindfulness baseado no Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), a partir da formação que o coordenador do Anthropos, Paulo Bloise, começou no Center For Mindfulness (CFM), na Massachusetts Medical School, EUA.
Entre os fundamentos do MMI estão: pesquisa, aprendizado, difusão da prática e formação em Mindfulness dando especial atenção à interação entre movimento, consciência corporal e meditação. Nos últimos anos, apresentamos trabalhos em congressos, cursos e simpósios, além de participarmos de retiros em instituições como o Insight Meditation Center.
PROGRAMAÇÃO DO CURSO: 2005 a 2010
1. Panorama geral das visões de integração mente corpo
2. Psicanálise e Psicossomática
3. O Paradigma Sistêmico e a ideia da integração mente-corpo
4. Cérebro: anatomia e funções mentais
5. Dor
6. Medicina Integrativa
7. Abordagens Somáticas
8. Saúde Integral: a medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade que resultou em livro homônimo publicado em 2011 pela editora do Senac.
Cursos regulares do programa Mindfulness e Movimentos de Integração MMI: 2011 – 2017
2015 - Inicio das pesquisas com o programa MMI
2017 - Elaboração de um curso de formação: previsão, 2018
Paulo V. Bloise, Coordenador do Núcleo
Próximos Eventos
CRISE E SAÚDE MENTAL


PAULO V. BLOISE
É médico formado na UNIFESP, onde fez residência e mestrado em psiquiatria e é também Analista Junguiano ligado à Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Durante 20 anos coordenou o Ambulatório de Crise Psiquiátrica e posteriormente fundou o Anthropos – núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade ambos ligados ao Departamento de Psiquiatria.
Conheça o nosso novo site, com mais informações sobre o programa e o Curso de 8 semanas.
http://www.movimentomindfulness.com.br
Curta nossa página no Facebook.
https://www.facebook/movimentomindfulness/
Cadastre-se em nossa News
Online
![]() | Visitas | 607973 |