Núcleo Anthropos



O Núcleo Anthropos é ligado ao Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Foi criado para estudar possibilidades de interação entre mente, corpo e espiritualidade através de uma troca disciplinar que busca a transdisciplinaridade.

 

 

HISTÓRICO NÚCLEO ANTHROPOS

O Núcleo Anthropos foi criado como um grupo de investigação teórico e prático para estudar a interação entre mente, corpo e espiritualidade. Suas raízes já estavam presentes na publicação do livro “O Tao e a Psicologia” em 2000 e na dissertação de mestrado no departamento de psiquiatria da UNIFESP “O Desenvolvimento da Personalidade na Perspectiva da Psicologia Analítica e Taoísta”.

No início de 2004 reunimos quatro colegas para formar um grupo, que tinham as seguintes especializações: Psicanálise, Psiquiatria (José Atílio Bombana); Fisiatria (Luiz Fernando Bertolucci), Psiquiatria, Psicologia Analítica e Neuroimunologia (Luis Paulo Cotrim Amorim); Paulo Bloise (Psiquiatra, Psicologia Analítica, Medicina mente-corpo). Na época, elaboramos uma lista de temas que julgávamos necessários para iniciar os estudos. A proposta inicial visava encontrar uma linguagem comum entre os participantes, reconhecer as questões que pareciam mais relevantes e escolher alguns referenciais teóricos que seriam seguidos.

De Grupo de Estudos a Curso de Extensão: 2005 - 2006

Em 2005 o Núcleo passou a funcionar segundo módulos temáticos e estruturou-se como um curso de extensão na Unifesp. Contávamos com seminários semanais de duas horas de duração, que abordaram temas relativos à interação mente e corpo, ministradas por professores reconhecidos em suas áreas.

Formação de uma equipe de Medicina Integrativa: 2007 - 2009

A partir de 2007, um dos principais objetivos do Núcleo passou a ser o desenvolvimento de uma equipe de Medicina Integrativa. Além dos seminários já presentes no curso, acrescentamos a experiência prática à nossa formação. Várias técnicas de Educação Somática (manipulativas/corporais) e da chamada Medicina Mente-Corpo passaram a ser praticadas em workshops, tais como Mindfulness, Rolfing, práticas de redução de estresse, Massoterapia, Eutonia e Feldenkrais dentre outras.

Reuniões Clínicas de Medicina Integrativa e desenvolvimento de um método de redução de estresse: 2009 – 2010

No princípio de 2009 estruturamos uma Reunião Clínica mensal para discutirmos casos com a perspectiva da Medicina Integrativa. Sendo assim, assumimos o desafio de praticar um raciocínio clínico que conseguisse agregar a Medicina convencional e as modalidades da Medicina Complementar. Entre os objetivos da Reunião Clínica, destacamos a troca entre profissionais da saúde provenientes de diferentes áreas e a estruturação de uma anamnese integrativa. Consideramos serem esses os passos necessários para o atendimento clínico em Medicina Integrativa.

Programa Mindfulness e movimentos de integração MMI: 2009 – 2017

O MMI é um dos grupos pioneiros no estudo e ensino de Mindfulness no Brasil, cujas atividades se iniciaram em 2006, na Unifesp (no Anthropos, núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade, departamento de Psiquiatria). Na época, iniciamos a construção de um programa de oito semanas com movimentos meditativos e Mindfulness baseado no Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), a partir da formação que o coordenador do Anthropos, Paulo Bloise, começou no Center For Mindfulness (CFM), na Massachusetts Medical School, EUA.

Entre os fundamentos do MMI estão: pesquisa, aprendizado, difusão da prática e formação em Mindfulness dando especial atenção à interação entre movimento, consciência corporal e meditação. Nos últimos anos, apresentamos trabalhos em congressos, cursos e simpósios, além de participarmos de retiros em instituições como o Insight Meditation Center.

PROGRAMAÇÃO DO CURSO: 2005 a 2010

1. Panorama geral das visões de integração mente corpo
2. Psicanálise e Psicossomática
3. O Paradigma Sistêmico e a ideia da integração mente-corpo
4. Cérebro: anatomia e funções mentais
5.  Dor
6.  Medicina Integrativa
7.  Abordagens Somáticas
8.  Saúde Integral: a medicina do corpo, da mente e o papel da espiritualidade que resultou em livro homônimo publicado em 2011 pela editora do Senac.

Cursos regulares do programa Mindfulness e Movimentos de Integração MMI: 2011 – 2017

2015 - Inicio das pesquisas com o programa MMI

2017 - Elaboração de um curso de formação: previsão, 2018

Paulo V. Bloise, Coordenador do Núcleo

 

 

 

 
 

Próximos Eventos

Próximo Workshop gratuito - Agosto 2018

No dia 22 de Agosto de 2018 ofereceremos um Workshop teórico-prático sobre Mindfulness, que será repetido no dia 29 de Agosto. Esses encontros são gratuitos e introdutórios para o curso de 8 semanas, de Mindfulness e Movimentos de Integração (MMI), que terá início no dia 05 de Setembro. O método que desenvolvemos, (MMI) utiliza os fundamentos do principal programa de intervenção baseado em Mindfulness, “Mindfulness Based Stress Reduction” e compõe-se de práticas formais, (meditação sentada, varredura corporal e movimentos), além dos exercícios informais, que são estratégias para levar o estado de Mindfuness ao cotidiano.

Local: Rua Sergipe 120- Farmácia Buenos Ayres – Higienópolis -SP
Horário: das 20h15 ás 22h30

Escolha uma das duas datas do Workshop (22 ou 29/08) e faça sua inscrição pelo email

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Será um prazer contar com vocês.

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTORES EM MINDFULNESS e MOVIMENTOS DE INTEGRAÇÃO

OBJETIVO DO CURSO

O curso visa formar instrutores de mindfulness com aprofundamento em abordagem corporal capazes de:

1 – conduzir grupos de meditação mindfulness
2 – conduzir práticas de meditação em movimento (movimento de integração) 
3- propor estratégias de manejo do stress, que incluem a percepção dos eventos estressantes, o reconhecimento das respostas psicofisiológicas, cognitivas e emocionais e maneiras saudáveis de responder aos eventos estressantes.
4 – Aprender o adequado uso da linguagem e da ética dentro e fora da sala de aula.
5 –  A utilizar as principais referências que dão o embasamento científico da meditação mindfulness.
6 – experimentar as meditações Loving KindnessSelf Compassion que são complementares ao mindfulness.

PÚBLICO ALVO

Profissionais com nível superior completo, que tenham interesse em incorporar a prática de mindfulness para posterior aplicação. Daremos preferência a quem já tenha uma rotina de meditação e esteja disposto e disponibilidade para trabalhar consigo mesmo durante o intervalo entre as aulas.

ESTRUTURA DO CURSO

As aulas serão sempre teórico-práticas. Haverá períodos de discussão de temas conceituais, discussão sobre a prática e momentos de meditação conduzida em silêncio. O material de apoio com áudio de todas as meditações será disponibilizado no inicio do curso e um livreto com as informações importantes será disponibilizado a cada aula.

PROGRAMAÇÃO

Aulas serão mensais com a duração de 12 meses. A cada mês haverá três aulas durante um final de semana, iniciando na sexta-feira à noite (3 horas), sábado (8 horas) e domingo (4 horas) durante o dia (15 horas por final de semana). Não haverá aulas nos meses de Janeiro e Julho, que serão postergadas aos meses seguintes.
Além das aulas mensais, haverá um retiro de uma semana, conduzido por um professor internacional em Julho 2019.

Paulo V. Bloise

É médico formado na UNIFESP, onde fez residência e mestrado em psiquiatria e é também Analista Junguiano ligado à Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Durante 20 anos coordenou o Ambulatório de Crise Psiquiátrica e posteriormente fundou o Anthropos – núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade ambos ligados ao Departamento de Psiquiatria.

 

Conheça o nosso novo site, com mais informações sobre o programa e o Curso de 8 semanas.

 

 

http://www.movimentomindfulness.com.br

Curta nossa página no Facebook.

https://www.facebook/movimentomindfulness/


 

 

 

 

 


 
 

Áreas de Interesse

 
 

Cadastre-se em nossa News

Nome:
Email:

Online

Nós temos 9 visitantes online
VisitasVisitas455992