Imprimir E-mail

Atenção Plena (Mindfulness)

A Meditação da Atenção Plena é a essência de um programa de redução de estresse desenvolvido inicialmente por Jon Kabat-Zinn, na Universidade de Massachusetts. O trabalho é conhecidos pela siglas: MBSR Mindfulness Based Stress Reduction - Programa de Redução de Estresse Baseado na Atenção Plena; SRP (Stress Reduction Program)

No Programa de Redução de Estresse, corpo e mente são mobilizados para o aprendizado da atenção plena. Entre as suas características singulares está a de ter nascido dentro de um hospital universitário:

'MBSR foi originalmente criado para o manejo da dor crônica e é agora utilizado amplamente para reduzir morbidade psicológica associada a doenças crônicas, para tratar transtornos emocionais e comportamentais" (Bishop et al, 2004, p.230).

O Programa de Redução de Estresse

O SRP pode ser entendido como uma intervenção educacional para pacientes clínicos, que se baseia num treino intenso em meditação de atenção plena (mindfulness). Durante o programa, os participantes aprendem uma série de técnicas formais e informais de redução de estresse que devem ser praticadas diariamente, durante as oito semanas do curso. As técnicas formais de meditação são: escaneamento do corpo, meditação e uma forma adaptada de Hatha Yoga. Entre as técnicas informais, citamos o comer, a reatividade ao estresse e as comunicações conflituosas (Miller et al, 1995, p. 193).

Quando se completa o programa, os pacientes são encorajados a praticarem as técnicas que eles considerarem mais agradáveis ou benéficas. (Kabat-Zinn et al, 1986, p.169).

A prática da Meditação de Atenção Plena pode ser assim resumida: sustentar a atenção, intencionalmente, no momento presente, sem julgar o que aparece na consciência.

Bishop e colaboradores (2004) propõe dois componentes para a Atenção Plena. O primeiro é adotar, na experiência, uma atitude particular de curiosidade, abertura e aceitação ao que surge na consciência. O segundo é a ‘Auto-Regulação da Atenção’, que tem como finalidade aumentar o reconhecimento dos eventos mentais daquele momento. Regula-se o foco da atenção para se observar as mudanças nos pensamentos, sentimentos e sensações, momento a momento. Isso conduz a uma sensação de estar presente e atento à experiência. Para se conseguir esse estado é necessário:

a) Sustentar a atenção por um período prolongado de tempo em algum foco, como a respiração.

b) Mudar o foco. Detectar e reconhecer os estímulos que surgem na consciência, como um pensamento, sentimento ou sensação física.

c) Retornar ao foco. Esse movimento de reconhecer o estímulo e retornar incessantemente ao foco é a essência da meditação.

"A auto-regulação da atenção e a mudança do foco envolvem uma experiência direta dos eventos da mente e do corpo, evitando, porém, ruminações e elaborações sobre a natureza desses eventos." (Bishop, 2004, p.232).

Como enfatizado acima, o programa é composto por técnicas formais e informais. O objetivo não é formar gurus, mas aplicar os recursos aprendidos nas técnicas formais, nas situações de estresse (Kabat-Zinn, 1982).

"A experiência acumulada ao longo dos anos sugere que, quanto mais uma pessoa pratica formalmente em casa, em momentos de baixo estresse, mais ela pode transferir essa habilidade para as situações de maior estresse" (Miller et al, 1995, p. 197).

Referências bibiográficas

BISHOP, Scott et al. Mindfulness: a Proposed Operational Definition. Clinical Psychology: Science and practice: V11 N 3. 2004

MILLER, John. FLETCHER, Ken. KABAT-Zinn, Jon. Three-year follow-up and clinical implications of a Mindfulness Meditation-Based Stress Reduction Intervention in the treatment of anxiety disorders. General Hospital Psychiatry 17. 1995.

KABAT-ZINN, Jon et al. FOUR-YEAR FOLLOW-UP OF A MEDITATION-BASED PROGRAM FOR THE SELF REGULATION OF CHRONIC PAIN: TREATMENT OUTCOMES AND COMPLIANCE. The clinical journal of pain. Vol. 2. No 3. 1996.

KABAT-ZINN, Jon. An outpatient program in behavioral medicine for chronic pain patients based on the practice of Mindfulness Meditation. General Hospital Psychiatry 4. 1982.

 

Cadastre-se em nossa News

Nome:
Email:

Online

Nós temos 8 visitantes online
VisitasVisitas541746