Imprimir E-mail

Introdução à Transdisciplinaridade

Como o prefixo trans indica, a transdisciplinaridade diz respeito ao que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de todas as disciplinas. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente, e um dos imperativos para isso é a unidade do conhecimento. (1)

O primeiro Fórum da UNESCO, (ciência e cultura – 1986), contou com a presença de vários ganhadores do prêmio Nobel, onde se sintetizou a “Declaração de Veneza”, que entre outras afirmações postula:

"O conhecimento científico, por meio de seu próprio movimento interno, atingiu o ponto em que pode começar o diálogo com outras formas de saber. Nesse sentido, reconhecendo-se as diferenças fundamentais entre a ciência e a tradição, constatamos não a sua oposição, mas a sua complementaridade [...] Recusando-se todo projeto globalizante, todo sistema fechado de pensamento, toda nova utopia, reconhecemos, ao mesmo tempo, a urgência de uma pesquisa verdadeiramente transdiciplinar, numa mudança dinâmica entre as ciências ‘exatas’, ‘humanas’, a arte e a tradição." (D’ambrosio, 1994, p.8).

(1) D’AMBROSIO, U. Declarações dos fóruns de ciência e cultura da UNESCO. Editora Universidade de Brasília. Brasília, 1994
 

Cadastre-se em nossa News

Nome:
Email:

Online

Nós temos 12 visitantes online
VisitasVisitas405739